Arte em Portugal

Portugal é um país conhecido por ter uma cultura vasta e muito rica. A nação portuguesa, portanto, se desenvolve culturalmente baseada nos mais diversos tipos de artes. A arquitetura precisa ser mencionada, já que encanta os olhos e o coração em todas as cidades portuguesas, sejam elas pequenas ou grandes. Não é possível deixar de falar também da Literatura de Portugal, que tem nomes clássicos e canônicos, como Camões, Pessoa e Saramago. Por fim, nós temos a música, que tem como seu grande representante o fado.

Arte em Portugal: o saudosismo do fado

Duas das principais formas de arte em Portugal são a música e a Literatura. O fado é tão importante para a nação portuguesa e para o mundo que a Unesco, em 2011, elevou esse estilo musical ao posto de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. É um dos tipos de artes de Portugal que mais evidenciam a belíssima língua portuguesa. É uma música com tom saudosista, cantada por um por uma fadista. Terá ganhado fama por meados do século XIX, com o “Fado do marinheiro”. No século seguinte, com a profissionalização do fadista, esse estilo musical ganhou renome internacional.

Arte em Portugal: escrita e Literatura

Um das muitas formas de arte apreciadas pelos portugueses é a Literatura. A arte em Portugal está muito ligada à palavra, à língua, ao orgulho do povo pelo idioma. Nesse sentido, diversos autores nacionais têm levado muito da cultura do país aos quatro cantos do mundo. Por meio de poemas líricos, nas mãos de Fernando Pessoa, ou de poemas épicos, na pena de Luís de Camões, Portugal vem há muitos séculos celebrando sua rica cultura popular, repleta de folclores. A Literatura é um dos tipos de artes portuguesas que mais se destaca em todo o planeta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *